O que levar na malinha da maternidade?

Atualizado: 27 de nov. de 2020

Tudo que você precisa saber sobre o que levar para a maternidade no momento do parto.

Antes de começarmos a falar sobre o assunto é importante lembrar que conforme orientação médica a malinha da maternidade já deve estar pronta até a 36ª semana de gestação, também importante frisar que todas as roupinhas do bebê devem ser lavadas com sabão de coco e não use amaciante para evitar qualquer alergia no bebê.


Ahh, e vale lembrar que essa lista foi feita com base na minha experiência somada com a experiência de outras amigas, mas se o seu feeling materno achar que nesta lista precise eliminar ou acrescentar itens, deixe seu comentário no final do blog para ficarmos ainda mais tranquilas nesse momento tão importante. O último recado antes de ir para o que interessa é que se você ler até o final vou deixar uma dica bônus, não perca!


Agora, bora para as malinhas que vamos dividir em 5 itens pra que não fique nada de fora.

  1. A MALA DO BEBÊ

  2. A MALA DA MAMÃE

  3. A MALA DO PAPAI

  4. DOCUMENTOS

  5. OUTROS ITENS

A melhor maneira de organizar a mala maternidade é, primeiro separar as roupas e os itens que você precisará levar. Siga as listas abaixo e coloque tudo sobre a cama ou em algum espaço que você tenha boa visibilidade das coisas.


Comece pela mala do bebê, depois vá para a sua mala e a do seu parceiro. Você ficará mais tranquila com as listas, tendo a certeza que não esquecerá nada. Uma dica importante, que vai te ajudar depois que o bebê nascer, são os kits com as trocas do bebê. Estes kits são montados em saquinhos de maternidade, que podem ser de tecido, renda, filó, plástico cristal…

São inúmeras possibilidades, mas prefira os transparentes que facilitarão a identificação.


01- A MALA DO BEBÊ

Coloque cada troca do bebê em um saquinho e junto uma etiqueta com o dia da troca. Pense com que roupinha você gostaria de ver o seu bebê trocado pela primeira vez e monte o kit no saquinho com a etiqueta “Dia 1”.

Siga da mesma maneira para os demais saquinhos, até você ter todos os kits montados. Terminando os kits, você já pode começar a arrumar a mala maternidade do bebê.

Primeiro coloque as mantas, toalhas e itens mais pesados embaixo. Deixe os saquinhos por último para não amassar as roupinhas. Se a mala tiver compartimento para os itens de higiene, coloque-os no lugar certo, caso não tenha, separe-os numa nécessaire.


Existem itens que realmente não podem faltar. Pensando que normalmente as estadias na maternidade são de 2-4 dias, a listinha de itens essenciais são 4 kits de trocas com:

( ) 1 macacão, 1 body, 1 calça ou mijão, 1 meia, 1 fralda (organizados por dia dentro de um saquinho);

( ) 2 mantas se for verão ou se for no inverno 1 manta e 1 cobertor, luvinhas e touca se estiver frio;

( ) 4 toalhinhas de boca;

( ) 2 fraldas de pano;

( ) 2 toalhas fraldas (daquelas toalhas que tem a fraldinha dentro, são macias e não machucam a pele do bebê);

( ) 2 cueiros

( ) 1 saquinho plástico para roupa suja

( ) Saída maternidade com macacão e manta;

Além dos kits é imprescindível levar um pacote de fraldas e mais 2 peças avulsas, de cada. Por exemplo, 2 bodies, 2 calças e 1 macacão extra para casos de emergência. Em relação a chupeta e mamadeira, caso a mãe for amamentar não é necessário levar.


Com relação aos itens de higiene, normalmente eles são fornecidos pelo hospital e não há necessidade de levas, mas caso queira providenciar, vou deixar abaixo a listinha:

( ) Sabonete líquido (pH neutro), eu uso da Eucerin;

( ) Cotonete;

( ) 1 Escova para o cabelo do bebê;

( ) Álcool 70%;

( ) Pomada antiassaduras, eu recomento a Desitin;

( ) Algodão em quadrados para limpar o bumbum (com água morna) - evitar ao máximo o uso de lenços umedecidos.


Primeiro veja em qual estação o bebê irá nascer. Se for inverno invista em roupinhas de lã mais quentinhas, mas se for no calor vale as roupinhas de malha mais finas. Vá adaptando conforme você achar necessário, mas saiba que são apenas 2, 3 dias que passam voando, a não ser que você vá ter bebê muito longe de casa, não há necessidade de encher o quarto da maternidade de coisas que no fim vão só fazer volume e nem acaba usando, ok?

O tamanho das fraldas e das roupinhas dependem do tamanho do seu bebê. Durante o último ultrassom o seu médico já informará com quantos centímetros e peso aproximado seu bebê irá nascer. Fraldas RN normalmente são usadas para bebês de até 3kgs.


Preparada a mala do bebê, chegou a sua vez mamãe!


02- A MALA DA MAMÃE

A tão sonhada hora chegou e agora o que levar para a maternidade para o uso da mamãe? A mala da mãe costuma ser a parte mais fácil, mesmo para quem é mamãe de primeira viagem, e precisa ter alguns itens básicos.

E, assim como a mala do bebê, tem que ser preparada de acordo com a estação do ano e reais necessidades para acabar não se excedendo e levando uma mala gigante para a maternidade sem utilidade alguma. Pense em roupas práticas e lembre-se de que você vai passar bastante tempo amamentando e terá passado pelo parto. Não se esqueça de lavar as suas roupas com sabão neutro. Seu bebê estará em contato com você o tempo todo.


E para facilitar ainda mais, nesta lista, vou sugerir também os modelos perfeitos para cada item, basta clicar sobre as escritas sublinhadas em azul.


( ) 4 a 6 calcinhas – podendo ser divididas neste dois modelos (calcinha modeladora e calcinha sem costura), pois todo mundo sabe que quando se ganha bebê, a mamãe tem um inchaço normal, então o melhor é optar pelo conforto dos pontos no caso de cesárea ou mesmo se for parto normal. Porque até 6? Prevenção, pois dependendo do fluxo pós-parto à calcinha suja e ai precisa trocar.

( ) 4 sutiãs com abertura para amamentação que ajudam e muito, não só na praticidade, mas principalmente no conforto. Atenção ao tamanho do sutiã, lembre-se que o seio normalmente tende crescer depois que o leite desce.

( ) 2 pijamas ou camisolas – depende do seu gosto, eu acho camisolas mais práticas por serem uma peça só e por não ter elástico na cintura, o que pode incomodar de alguma forma.

( ) 1 hobby (opcional) – eu prefiro, pois você acaba se sentindo mais confortável e facilita no momento da amamentação;

( ) Roupa para a saída do hospital – de preferência para um vestido ou bata já com abertura para amamentação;

( ) Meias, escova de cabelo, pasta de dente, shampoo, condicionador, desodorante, maquiagem básica, creme para mãos e qualquer outra coisa que você considere essencial.

( ) Presilhas e prendedores de cabelo podem ser úteis se você tem o cabelo mais longo;

( ) Absorvente – Esse você pode escolher entre o pós parto ou o noturno, acho que 1 pacote é o suficiente;

( ) Absorventes para os seios;

( ) Toalha de banho;

( ) Chinelo;

( ) Secador de cabelo;

( ) Celular com carregador.


03- A MALA DO PAPAI / ACOMPANHANTE

Se o seu parceiro vai passar os dias te acompanhando no hospital ele vai precisar fazer a mala também. Aqui conforto e roupas limpinhas são importantes, afinal, o pimpolho, ou a pimpolha, vai cair nos braços dele também!

( ) Uma Muda de roupa para cada dia;

( ) Jaqueta/Blusa

( ) Pijama;

( ) Sapatos confortáveis;

( ) Chinelo;

( ) Celular e carregador;

( ) Produtos de higiene pessoal;

Uma dica para os papais é procurar usar os mesmos itens que possam ser compartilhados com a mamãe para poder poupar espaço. Por exemplo: Shampoo e creme dental.


04- DOCUMENTOS

Você está chegando para um momento especial e é importante tomar cuidado redobrado com os documentos para que tudo corra bem. Não queremos contrações enquanto esperamos alguém ir buscar algum documento que faltou, certo? Você precisará estar acompanhada de um responsável maior de 21 anos.

( ) RG e CPF ou Carteira de Habilitação (da mamãe e do acompanhante);

( ) Carteirinha do plano de saúde ou cartão do SUS;

( ) Carta do seu médico, cartão do pré-natal ou cartão da gestante;

( ) Autorização do seu plano de saúde;

( ) Últimos exames feitos durante a gestação;

( ) Se tiver o seu plano de parto não se esqueça dele também!


O registro do recém nascido pode ser feito no prazo de 15 dias a contar do nascimento, então caso o hospital não disponha de um local para emissão da certidão, basta dirigir-se ao Ofício de Registro Civil de Pessoas Naturais e Jurídicas, Títulos e Documentos munidos da declaração emitida pelo hospital e documentos dos responsáveis. Caso o casal não seja casado no civil, será necessário conter a assinatura de ambas as partes para formalizar e logo depois também será preciso fazer o Cartão Nacional de Saúde (CNS) na unidade de saúde mais próxima de sua residência, para que seu filho possa obter todos os serviços de saúde do SUS.


05- OUTROS ITENS


Este é um momento único e inesquecível em sua vida, portanto não deixe de registrar estes momentos para gravar pra sempre esta lembrança, seja contratando uma empresa especialista ou até mesmo o maridão dar uma de fotografo, pois não há nada melhor do que rever estas cenas com calma. Também caso você pretenda fazer uma recepção para a família, aqui vai a última listinha com alguns itens que vão te ajudar a planejar esses momentos. Aí é só você adequar aos seus planos e colocar na mala!

( ) Celular e/ou câmera fotográfica, carregador e cartões de memória, se precisar;

( ) Álcool gel e máscaras para as mãos das visitas e de quem for pegar o bebê;

( ) Almofada de amamentação;

( ) Quadro para porta da maternidade;

( ) Lembrancinhas ou presentinhos;

O item bônus que comentei no início é uma dica destinada aos papais, para que já treinem várias vezes como tirar e colocar o Bebê conforto no carro, para que no momento da "corrida" para o hospital, isso não vire um estresse, pois quem já colocou pela primeira vez o Bebê conforto sabe que é bem chatinho até pegar o jeito e na saída da maternidade não vamos correr o risco de levar o bebê no colo, não é mesmo?! Tudo deve ter a máxima segurança com essa vidinha tão frágil.


Chegamos ao fim. Espero que tenha gostado deste post que fiz com muito carinho e cuidado pra você futura mamãe! Seguindo essas listas e dicas você estará mais preparada e tranquila para os momentos especiais que estão por vir.


Tenha uma boa hora!


E não deixe de seguir a nossa página no Instagram! Diariamente postamos novidades da loja e orientações para grávidas e recém mamães. @luxosdemae_modagestante


#MalinhaMaternidade #Maternidade #DicasLuxosdeMãe #Maternidade #Sutiã #Amamentação #Camisola

33 visualizações0 comentário